História de Erechim

Avenida Maurício Cardoso (Principal) na década de 1920

Inicialmente, chamado de Paiol Grande e depois, sucessivamente de Boa Vista, Boa Vista de Erechim, José Bonifácio e finalmente Erechim, como muitos outros povoados do Brasil, Erechim surgiu à margem da estrada de ferro. No caso, a estrada de ferro que ligava o Rio Grande do Sul a São Paulo.

Colonizado basicamente por imigrantes de origem polonesa, italiana e alemã, o povoado formou-se em 1908 à margem e arredores da estrada de ferro. Foi neste ano que 36 pioneiros, entre imigrantes europeus e outros vindos das terras velhas (Caxias do Sul), vieram pela estrada de ferro e habitaram o lugar, que logo tornou-se um Distrito de Passo Fundo.

Com o crescimento do povoado e de sua economia - agricultura, pecuária, comércio e serviços - o município de Erechim foi criado no dia 30 de abril de 1918, através do Decreto nº 2343, de 30 de abril, assinado por Borges de Medeiros, então governador do estado do RS.

A cidade que já foi conhecida como a Capital do Trigo devido ao alto volume de grãos produzidos na agricultura, hoje é tida como a Capital da Amizade. A origem do nome de Erechim remete aos antigos habitantes indígenas da região. Erechim significa "Campo Pequeno", provavelmente porque os campos da região eram cercados por florestas.

Erechim foi criada no dia 30 de abril de 1918, por decreto do então Presidente do estado Doutor Antonio Augusto Borges de Medeiros. Depois de formalizados todas as diligências oficiais referentes ao ato de criação, o Secretário de Obras Públicas C. Torres Gonçalves ordenou a execução a divisão geodésica da cidade que serviria de sede ao novel município pelos engenheiros e agrimensores da Comissão de Terras, que funcionava no antigo povoado Erechim (hoje Getúlio Vargas). Tomaram, então, como ponto de partida a Estação Ferroviária, sem contudo ter feito, ao que tudo indica, o reconhecimento prévio do terreno.

O desenho repetiu a planta da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, também fora inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington (1791) e Paris (1850). Aprovado o futuro traçado, iniciou-se de pronto a implantação da cidade com a venda de terrenos e respectivas construções de madeira, surgindo tudo com uma rapidez inédita, principalmente a Avenida José Bonifácio, hoje denominada Maurício Cardoso. E, assim, como que por encanto, surgiu a Vila Boa Vista, substituindo a antiga Paiol Grande.

Planta urbana atual

Passado alguns anos, diante de notícias do florescente progresso da região, Torres Gonçalves veio visitar a vila, esperando encontrá-la situada sobre terreno plano e de fácil transposição, com ruas planas, com suas terminais triangulares perfeitamente niveladas. Porém, quando lá chegou e a percorreu a bordo de um automóvel Ford 1929, que roncava furiosamente nas subidas íngremes das ruas, alarmou-se. Não era o esperado.

Com o correr do tempo, foi nivelada a canhada existente na avenida Maurício Cardoso, canalizadas as sangas existentes nas primeiras quadras das ruas Itália e Nelson Ehlers, e muitos outros buracos foram mais ou menos nivelados com madeira e terra.

A cidade era vista como um pecado na época, pois nunca pensara que a cidade fora implantada sobre buracos. Mais tarde foram feitos grandes estudos para ver se era possível melhorar a situação geográfica da cidade, porém todas sem resultado.
O último trabalho executado pela antiga Comissão de Terras foi um levantamento que durou muitos meses, capitaneado por Diumer Schneider, os Irmão Malinowski, os Irmãos Losina, Antônio Bergmann e Henrique Schwerin, que fizeram um levantamento topográfico de dois em dois metros quadrados, tal a situação. Antes mesmo do término desse serviço, um prefeito da época mandou o agrimensor da Prefeitura nivelar o calçamento e foram estendidos os cordões, com todos os defeitos da superfície.

E assim foi seguindo a cidade, em que muitas administrações tentaram em vão nivelar a cidade. Mais tarde desenhou-se o Plano Diretor que dispunha sobre a construção urbana. Com ele, concedeu-se o nivelamento de muitas construções antes de fazer o nivelamento das ruas, o que resultou em casas com muitos andares enterrados, depois de a rua ser nivelada como devia, para atenuar as íngremes subidas.Como não é difícil de adivinhar, houve uma grande celeuma na cidade sobre esse plano diretor, que acabou arquivado.

Hoje, com seus altos e baixos, Erechim continua prosperando e florescendo, tomando ares de cidade grande, com suas ruas pavimentadas, seus baixos edifícios e sendo cada vez mais a Capital da Amizade.